História do traficante Uê (Repostado)

história do UêErnaldo Pinto de Medeiros, vulgo Uê ou Nikano foi um dos grandes traficantes de drogas do Rio de Janeiro.

sempre teve personalidade de criminoso, desde sua infância. Sua entrada no tráfico deveu-se em parte a seu pai. Seu pai guardava as armas dos criminosos do morro e por isso era estimado entre os bandidos.  ajudava como olheiro do tráfico, matando aula para isso, e depois abandonou a escola para trabalhar na contenção sem conhecimento de seu pai, junto com seu irmão.

Seu pai morreu e o bandido amigo de seu pai foi preso, deixando o comando do morro na mão do Uê por sua valentia nos confrontos com a policia.

Quando o bandido saiu da cadeia  fez um churrasco para comemorar sua volta, mas era uma cilada, já que não queria devolver o comando do morro. Matou durante o churrasco o bandido e seus comparsas e afirmou seu comando no morro.

Uê foi preso no Nordeste em um Hotel de luxo. No Nordeste o traficante  estava com o propósito de expandir os seus negócios.

Uê no forum

Uê no julgamento

Mesmo na prisão de Bangu I,  mandava nos pontos de venda de drogas dos morros do Adeus e Juramento I, que herdou de Escadinha. Era audacioso e violento. Foi o responsável, no inicio da década de 90, pela ordem de ataque a postos da Poli­cia Militar e as delegacias de policia no suburbio carioca.

Era temido pelos seus pares, não bebia, não fumava e não consumia os entorpecentes que vendia. Lembrava, em muitos aspectos, o traficante colombiano Pablo Escobar.

fazia parte da facção criminosa Comando Vermelho (CV), da qual foi expulso por tramar a morte do então líder do Complexo do Alemão, o Orlando Jogador, para lhe tomar o poder.

Uê sendo julgadoFundou depois a facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA), que passou a disputar com o CV o domínio do tráfico de drogas nas favelas cariocas. Uê possuia três aviões na fronteira do Brasil com a Bolivia, conforme relatado pela deputada Marina Magessi, que coordenou por muitos anos a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) no Rio de Janeiro. Uê também possuía vários negóccios na cidade de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul.

 foi morto a mando da alta cúpula do Comando Vermelho, encabeçado pelo lí­der do CV, Fernandinho Beira-Mar, durante uma rebelião no presidio de Bangu I.

Outros traficantes foram mortos na mesma ocasião; entre eles estava o cunhado de Uê, Robertinho do Adeus, chefe do tráfico no morro do Adeus, em Bonsucesso, no subúrbio carioca. Todos faziam parte da sua família também!

Depois de morto,  sofreu um novo ataque, teve suas posses apreendida pela policia e teve seu tumulo alvejado á tiros em 2006 no cemitério do Caju, para vê como era importante e notório esse traficante Carioca, que foi dado a ele o titulo de “O Traficante que rachou o C.V e começou a Guerra no Rio”.

túmulo do uê

Opinião

Realmente relatos de pessoas que conviveram os morros que o Uê dominava e aparecia as vezes, era que ele tinha muitos aceitação dos moradores.

Por ser um traficante que não matava morador á toa e sempre ajudava com o assistencialismo habitual, do tipo alimentação, reformas e até dinheiro.

Era um traficante muito inteligente e que só pensava nos “Lucros” e gostava de ampliar os negócios não só para o tráfico, mas também para comércios legais.

Visava muito o Poder e isso que o matou!

E dizem que em Bangu I ele virou evangélico e foi essas uma das razões que não teve ação quando foi atacado na rebelião que ocasionou sua morte!

Se estivesse vivo hoje, com certeza teria o “rótulo” de um Novo Escobar, se tornando um traficante internacional á nível da Colômbia e as grandes quadrilhas do mundo.

Caso continuasse no Rio de Janeiro com esse plano de invadir morro e tomar as bocas dos rivais, sua morte seria mais cedo também!

Deixe seu comentário abaixo sobre essa história

Veja Também:

The following two tabs change content below.

M.G

Fundador at Crimes News
Interessado que estudou a história e comportamento do tráfico Carioca e suas facções desde 2001. Hoje busca informar e relatar fatos históricos de figuras marcantes e repassar sua experiência sobre o assunto.

Latest posts by M.G (see all)

77 thoughts on “História do traficante Uê (Repostado)

  1. e obrigado a falar do traficantes do morro de sao carlos.maior da historia do trafico carioca,foi entre mineira do nai,cassio,doda,,alemao,fofao,ze aipin,macumba,claudinho da mineira.sao carlos do golinho,edson da baba,adilson balbino,kim da capela,gamba do larguinho,gangan do querosene,rogerio gengao,teia,russo,sapopaulo maluco,zia,o irmao do zia,esqueci o nome dele,beleleu,ti baba,galdino,aritama,cara de mau,travesso.so elie do sao carlos.traficantes do complexo de sao carlos sao os maiores pessadelos do comando rosa chok.tomaram a mineira o zinco.morro do zinco era pesado,epoca do josue,cunha,fabinho do zinco,bruxo,fu,cao,raiban,cay cay.terceiro comando=a.d.a.a.d.a.comando vermelho.golinho,balbino,gangan,eritana,coelhoX nai,cassio,doda,alemao,fofao,ze aipin,macumba,claudinho,mao,aviao,dada,toki,th.essa guerra e historica,muitas mortes,varios guerreiros historicos.maior guerra entre faccoes.quem e da antiga ta ligado.

  2. Pingback: Traficante Celso Russo da Vila Vintém

  3. Pingback: Guerra estoura novamente no Morro do Estado em Niterói

  4. Pingback: Entrevista com Hélio Luz - Pode ser usada no Cotidiano

  5. Pingback: Robertinho de Lucas – Conheça sua história

  6. Pingback: Noticias de uma Guerra Particular – Completo

  7. É uma pena um cara que tinha inteligencia e digamos, forte empreendedor, e virou um bandido com contagem para a morte (parte culpa do sistema, rio é só favela e esquecimento), eu acho que prefiriria o Uê de político, seria melhor que esses que estão ai, né?

  8. não sou torcedor mais esse cara era foda mesmo! o linho morria de amores por ele pois quando o jogador foi preso passou pra ele uma conexão de envio de drogas para europa. isso deixou o linho rico. sem contar as favelas q todos sabem q era do ue. ele era dono do caju, roquete pinto, para pedro, e chegou a tomar o morro do encontro no complexo do lins uma epoca. sem contar urubu e primavera tbm.

  9. Ue deixou seu nome ora história do crime. Estava a frente do tempo dele em questão de tráfico de drogas.
    A história que conheço foi que o Orlando matou um irmão dele que era aleijado. Ou deixou aleijado o irmão dele. Enfim… A parada foi pessoal. Não tinha a ver com a ambição ou domínio do complexo.
    Ue trouxe pro mundo do crime os “bondes” que andavam na rua e que nas boita passavam direto tamanho poder de fogo nas viaturas do tráfico.
    Ue era o senhor da guerra do tráfico do rio. Foram diversas invasões e tomadas de territórios bem sucedidas.
    Traficante que vivia no anonimato. Não tinha fotos e nem ostentava nada na pista.
    Conseguiu unir facções rivais e polícia e fundar uma nova facção criminosa que a tempos atrás era bem armada e espalhada pelo território.
    Como citei no início, ue renovou os métodos de táticas de tráfico no rio e pode sim, ser considerado o maior traficante carioca da história.
    Mas… Teve uma morte trágica. Até mesmo anunciada. Era certo que alguém, seja quem fosse iria cobrar a morte do jogador. Poucos o conhecia mas, jogador virou uma espécie de mito para os mais jovens, pelas histórias que são contadas. “Bandido gente boa que morreu na covardia”….
    Foi feita muita mídia pro jogador e ue viveu os restos dos seus dias como o traidor (alguns ainda encaram dessa forma o ADA).

    Ta pra nascer um bandido com a mesma visão de negócios que o Ue

    Abraço a rapaziada pureza do blog!!

    • Disse tudo, concordo com suas palavras.
      E a morte do Jogador não foi só por olho grande mesmo, e a morte do seu irmão que o próprio Jogador deixou aleijado foi um dos motivos também.

      Como saiu do CV com consentimento de todos os membros, ele foi tratado como traidor mesmo

      • mg , si eu to errado me corrige. o ue tbm era dono do caju , da roquete pinto, para pedro,primavera e urubu , e chegou uma epoca tomar o morro do encontro tbm. o para pedro eu tenho certeza pois ele q fundou o trafico la, pois la existia uma maneira na favela.uma especie de milicia antigamente. abraços irmão!!!!!!!!!!!!!!

        • Se eu não me engano, todas essas que tu citou, era dono do Adeus, Herdou o Juramento e tinha alguns morros em Niterói. Mas ele não ficava em nenhum, quem comandava eram seus frentes e a maioria era da familia, como o Robertinho do Adeus.

          • Ele era fechamento com os caras da Mineira CV, Mau Mau, Macumba, Nai, Claudinho, Fofão, mas acabou matando o Mau Mau dentro de Bangu 1 e acertando 5 tiros no Nai, que sempre havia dado muita moral pra ele….isso que não entendo.

  10. Pingback: Polegar volta para prisão de Bangu no Rio de Janeiro

  11. Pingback: Traficante Marreta - Conheça sua história

  12. Pingback: História da Guerra do tráfico no Rio de Janeiro

  13. Sim, esse comentário é pertinente. O que observo na esquerda, é que não vicejou em nenhum país do mundo. São anti democráticos, usam a força para manter o poder,escondem a informação real, são ditadores, aparelham o governo, usam a pobreza e a ignorância do povo para se perpetuar no poder, sufocam a livre iniciativa das pessoas e sempre culpam a parte bem sucedida da sociedade como responsável pela pobreza da outra. Não investem em segurança, nem em educação. Promovem um falso progresso imediato e repentino ao povo mais pobre como resultado de bolsas e benefícios em dinheiro, inibindo o esforço individual como caminho para a educação, cultura e competência profissional, condições pessoais únicas que podem transformar a realidade pobre do país.

  14. cara muitos falando que o UE iria ser o tal . mas esquecem que a maioria respeitava o orlando e gostavam mas do orlando do que o Ue . preucurem sabe direito .
    UE ja fez td analizado e pensado antes de fazer o que fez . ja tinha anbiçao . mesmo ele tendo varias favelas nao se contentava . mas o que ele realmente queria era o complexo do alemao isso sim era o que ele sempre quiz .

    • O Orlando era querido pelo C.V somente.

      Uê era querido por parte do CV, TC e ADA, por essa razão foi absolvido e saiu da facção normalmente.

      Claro que a morte do Orlando foi analisado, ou então o cara não marcaria uma arapuca contra ele.

      Acho que você que não está sabendo direito!

  15. tem muita coisa ai que não foi relatada. não sou vibrador de facção nenhuma mais sou cria do Adeus e todoa minha familia tbm…
    Uê teve seu irmão morto por Orlando Jogador na divisão do dinheiro em um assalto grande que eles realizaram. Por isso que quando ele saiu da cadeia foi lá e matou o Orlando. E não teve churrasco nenhum, ele já chegou no morro com o bonde dele na caça do Orlando, quem ele encontrava no caminho que era do bonde do Orlando ele ja ia matando. Por isso foi dada essa tal guerra. “Por ganancia”

      • ai MG a história real o UE era dono das favelas adeus,caju,primavera,juramento,para-pedro,urubu,cardim,guarda,morro do estado e tomou e naum ficou.prazeres,cerro-corá,lins….a morte do orlando tava junto o bonde do UE e os cara do manguinho só q depois q viram q ia dar um cao ferrado eles pularam fora,mas tinha muita gente do comando ligado nessa parada..o UE era bom pra comandar ,mas quem estragou tudo foram seus dois irmaos o VADO e o NIL..e pra vcs saberem kuando o ORLANDO tomou o complexo foi o UE kem ajudou com armas e homens,c estivesse de olho la naum ajudaria o ORLANDO,SÓ Q O MESMO NAO ERA ISSO TUDO Q FALAM ,proximo a sua morte andou ostentando q tinha muito mais armas q o UE,vindo varias vezes no adeus exibilas…e tem muito mais….fica a dica para os q falam….

  16. Cara maior safado quis matar o beira mar na cadeia mas se deu mau foi torrado historia de grande traficante coloca a historia di maiord e todos pow MG o beira mar ninguem fez o que ele fez..

    • pra vc que acha que beira mar e o rei do comando vermelho,vc esta enganado,beira mar so è matuto,ele vende pra outra facçao tambem,o cara do comando vermelho eo marcinho vp,ele que da o veredito final.
      se eu estiver errado me corrigi ai mg.

      • Beira Mar é o maior Narcotraficante do Brasil só q nego pensa q ele eh traficantd de morro,q puxava bonde pra tomar morro do outro ai q se engana…ele msm diz q só é C.v pq tinha q ser alguma coisa e quem era a maior a q ele ganharia mais dinheiro po o cara eh inteligente a pampa….ja o Ue nn era traficante de morro e tbm q nem o M.g postou contatos,negocios em varios lugares…..por isso nn da pra comparar Beira Mar e Uê,agora Linho esse ai era bandido q nem o Ue…

        • *nn era so traficante de morro ,tbm era o cara dos contatos ,tinha negocios em varios lugares po no celular eh maiorr merda pra ESCREVER

      • O Uê era matuto, o Beira-Mar era aprendiz naquela época ainda.

        Estou falando de 94 pra trás, não em 2002 quando ele foi morto.

        O Beira-Mar ganhou notoriedade com o tempo só, quando o Uê matou o jogador e saiu do CV, Beira-mar era apenas um simples traficante da favela Beira-Mar na baixada.

        Beira-mar só se destacou porque foi para o Paraguai, tomou as fazendas de maconha dos 2 irmãos e depois fechou com os colombianos.

        Nessa época ele nem dava mais as caras no RJ.

        E isso mesmo que ele falou. Ele só foi C.V por opção!

        Nego confundi tudo na hora de falar do Beira-mar

    • safado foi o jogador querer matar o cara e faser oque fes com o irmao do cara po porisso mereceu morrer msm vacilao fdp esse jogador safado po ué eternamente na memoria dos amigos po

          • Mas ou menos, eu cobraria na hora, mas ele demorou pra cobrar.

            é que as menorzada se baseia por música..

            e nas músicas passa o quê .. “Uê traíra que morreu queimado.. Jogador o anjinho santo do céu”.

            Os dois eram ruins, mas um mais cabeça que o outro.

            E era inevitável que um mataria o outro, mais cedo ou mais tarde.

  17. O Uê fundou o antigo TC e junto com os caras da cadeia (depois de preso, claro) fez o ADA. Que sempre foi facção de cadeia. Daí virou tudo TC ADA, até a morte do Uê e o Linho fez a divisão e ficou com varias favelas, como : São Carlos, Maré, Pedra e Jorge Turco. Se pegar os Raps antigo vc vai ver que parece profecia (o mazinho só fazia rap das favelas que viraram ADA). Na lista não botei a Vintém pq ele não tinha decodido na época. E a Vintém é a única favela que “não tem facção” lá é Celsinho a vera idependente de facção.

  18. Sem dúvidas nenhuma o Uê foi um Grande Traficante , mas oq acabou com ele , foi oq acaba com a maioria , a Ambição , desejo de poder. Deixando um pouco esse rótulo de Grande Traficante , por outro lado o Uê foi um grande TRAÍRA , matou um monte na Covardia e mereceu a morte q teve. Na Minha Humilde Opinião Nunca Mais vai existir Traficantes igual ao Uê e o Linho da Europa , sé é q vão entender oq eu quis dizer , kkkkkkk ;)

      • entao ele dava aula de traficar?ja nao tem bandido inteligente como antigamente
        hoje em dia ta foda,jogam um bico na mao de qualquer um,esses puguinha de bundo de hoje aterroriza os morador,ha relatos de quem afundou a facçao comando vermelho foi o tal do marcinho VP e quem afundou o A.D.A FOI O SASSA.
        CONCORDA MG?E O DIA QUE O FACAO MORRE,VAI COMEÇA O K.O QUEM VAI QUERER MANDA MAIS QUE QUEM,SERA QUE DONOS DE OUTRAS FAVELA VAO QUERER SER MANDADO PELO MENOR P

        • disse tudo cara, hoje em dia qualquer bunda rachada que bota a mão no bico já se diz q é bandido. Bandidos de verdade antigamente usava a cabeça, e viviam por muitos tempo.

        • Po mano sem esquecer do Pinga malandro pura inteligencia se o Acari e Camara viro essse bunkers sinistro foi por causa dele q na minha opniao foi quem matou o Linho a nn ser se tiver sido o Sassa…mas realmente nessas epoca era TRAFICANTE e não comedia q pq botaram uma peça na cintura eh o Fodao ,po apesar do Rubens ser maior 22,po quando era historia do Ue e do Adeus po ele mandava varios papo veridico ,mas assim Uê,Linho ,Pinga e o Gangan e o Facao essas porra de hj em dia servia nem pra limpar os bico e realmente o Pivete apesar de ser idolatrado por ter expulsado o Ue do complexo e dps ter vingado o Jogador em Bangu simplesmente ACABOU com o C.v o q esses cara q sempre foram menor em tamanho q o Cv tinha em inteligencia os do Cv tem em fazer merda….

          • Tem uns papos que quando o uê dava de rolé na penha, os bandidos temiam nego até se mudava papo reto, bandido assim q nem ele p existir denovo é raro.

  19. UÊ, tramou a morte de Orlando Jogador, porque ele ficava com maior parte do lucro nos negócios e não queria repartir igualmente com o UÊ.
    Orlando só queria mandar, só queria ser o “Chefão”, e não reconhecia seus parceiros que os ajudavam no tráfico.

    • Bom, desde 2002 eu pesquisei, vi matérias e relatos e tudo que eu pude pesquisar e ouvir..

      e até onde entendi, um não gostava do outro, e o Uê sempre quis o Alemão para ele.

      Uê não tramou a morte só para sair do CV, ele já não concordava com a cúpula do CV e a divisão dos lucros.

      Como ele era inteligente, cheio de contatos e trazia as drogas da Bolívia por conta, e já era matuto, ele queria ter um cargo maio e foi podado.

      Dai saiu do CV, e todos aceitaram!

  20. Uê era um cara influente mas falar que chegaria ao nível dos Colombianos foi forçar hein MG kk Amado Carrillo Fuentes, Oziel Cardenas, Benjamin Arellano Felix, Joaquin Guzman, Ismael Zambada, Rafael Quintero, Vicente Carillo Fuentes, Heriberto Lazcano, aqui no Brasil ele poderia se tornar o maior mas perto desses traficantes Mexicanos ele seria um “fogueteiro” kk

    • Ele era tudo isso em 94 pra trás.

      estamos em 2013, onde tudo mudou e a tecnologia e as opções são diversas.

      o que te faz pensar que ele não seria um traficante internacional ao estilo “Escobar”.

      Veja.. “ESTILO” não quer dizer que ele vai “SER” o cara.

      • Bom MG, o mercado de cocaina nos EUA é no minimo 4 vezes mais valioso que no RJ que já é o mais valioso do Brasil, e essas traficantes Mexicanos eles acabaram assumindo o lugar dos Colombianos e levam a droga até o México onde eles tem milhares de KM de fronteira pra colocar elas dentro dos EUA por PELO MENOS 4 vezes ( em cidades como Miami é 15 vezes) mais do que venderiam se estivessem no RJ, então eu acho que nem o Uê chegaria e nem nenhum outro traficante Brasileiro vai chegar perto dos chefões do México

        • Os caras do México são sinistro mesmo heheheh

          Aqui no Rio eles podiam ser igual até por que o massete é a inteligência,mas a cada ano que passa eles só ficam mais BURROS! kkkkkk
          Mas o perigo por aqui é polItico,e fora disso,as milícias que tem gente inteligente e que conhece bem o sistema….
          Mas nunca duvide de nada,amigo…

  21. Não dá certo… Alguem vivo que só pensa em PODER !
    Todos que eu cheguei a saber da história… teve um fim já, ou está pronto pra morre.
    UÊ Matou o Orlando jogador, Naquela época mesmo… Ele só foi expulso ? Deviam ter decaptado a cabeça dele. Traidor…

  22. entao ele dava aula de traficar?ja nao tem bandido inteligente como antigamente
    hoje em dia ta foda,jogam um bico na mao de qualquer um,esses puguinha de bundo de hoje aterroriza os morador,ha relatos de quem afundou a facçao comando vermelho foi o tal do marcinho VP e quem afundou o A.D.A FOI O SASSA.
    CONCORDA MG?E O DIA QUE O FACAO MORRE,VAI COMEÇA O K.O QUEM VAI QUERER MANDA MAIS QUE QUEM,SERA QUE DONOS DE OUTRAS FAVELA VAO QUERER SER MANDADO PELO MENOR P

  23. Qual foi MG, acredito que se tivesse vivo até hoje o Uê não teria assumido o lugar do Escobar não hein, esse lugar foi assumido pelo traficante Mexicano El Chapo Guzman, o cara domina 97% da cocaina e metanfetamina que entra nos EUA e esta entre os 50 homens mais ricos e respeitados do mundo kkk tanto o Uê quanto o Beira Mar no máximo conseguiriam ser jardineiros de uma das casas desse maluco, quem quiser saber mais sobre ele pesquisem ai sobre o Cartel de Sinaloa maior organização criminosa do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>